Carvoli

PNEUS NOVOS NA FRENTE OU ATRÁS?

ATRÁS !! E PORQUÊ?

Independentemente de que o seu carro seja de tração dianteira, traseira ou 4×4, recomendamos montar os pneus novos ou menos gastos no eixo traseiro, para que obtenha uma maior segurança em caso de situações imprevistas e difíceis (travagem de emergência, curva fechada…) sobretudo em solo molhado. 

Numerosos testes demonstraram que é mais fácil controlar o eixo dianteiro do que o traseiro.

Os pneus dianteiros desgastam-se em geral mais depressa do que os traseiros, principalmente nos carros de tração dianteira, que representam a maioria dos veículos atuais.

Pneus novos montados na frente :
– O comportamento do carro se modifica, porque o equilíbrio FR/TR será invertido. O condutor, habituado com um carro com menos aderência na frente, será surpreeendido.
– Numa estrada escorregadia, a traseira do veículo perderá a aderência antes da frente. O condutor não terá nenhuma possibilidade de controlar o eixo traseiro, e será tentado a reacelerar, o que amplificará o fenómeno de « peão ». Apenas um condutor muito experiente poderá sair desta situação perigosa…

Pneus novos montados atrás:
– O comportamento do veículo será similar ao que o condutor já conhecia antes da mudança de pneus, pois o equilíbrio de aderência será similar.
– A aderência do eixo traseiro será melhor, e o condutor poderá controlar e guiar o veículo sem problemas, desacelerando e girando o volante no sentido da curva.

Texto retirado do site da Michelan 

Equipe Carvoli